Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

Perguntas e respostas sobre a anestesia.

Falta de conhecimento sobre o procedimento anestésico é a maior causa da aversão à prática.
Quando o assunto é cirurgia, é impossível não citar as possíveis complicações e a aversão pela aplicação da anestesia. Há pacientes que preferem adiar o procedimento por receio de não despertar ou acordar no meio da intervenção.
Para acabar com esse medo, a diretoria da SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia), associação fundada em 1948 e que possui Centros de Ensino e Treinamento em todo o país, e fora elaborado um guia para eximir todas as possíveis dúvidas que o paciente possa apresentar em relação a anestesia.
Vamos iniciar uma série de perguntas e respostas frequentes sobre o tema, para que não fique dúvidas.

1. O que é e para que serve a anestesia?
Anestesia é a ausência reversível da consciência e/ou da sensibilidade de uma parte do corpo (anestesia regional) ou de todo o corpo (anestesia geral). Na anestesia geral há um estado farmacologicamente induzido de amnésia, analgesia, perda de responsividade, perda de reflexos musculares esqueléticos.
Em qualquer das técnicas anestésicas, o anestesista permanece ao lado do paciente durante toda a intervenção, monitorizando os seus sinais vitais (eletrocardiograma, pressão arterial, oxigenação, etc.) e administrando fármacos e fluidos (soro e sangue) quando necessário.

Assim, o anestesista é o “anjo da guarda” do paciente desde o período imediatamente antes, durante e logo após o final da cirurgia, geralmente prescrevendo medicamentos para tratar a dor. A anestesia dura pelo tempo necessário para que seja realizada a cirurgia ou exame, desde alguns minutos até muitas horas.
Serve para promover a condição de bem-estar e segurança ao paciente durante a realização de cirurgias ou exames.

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br