Perguntas e respostas 3
Perguntas e respostas 3
O Hospital Alta Colina continua tirando dúvidas sobre anestesias.
3. Para quais casos é indicado o uso de anestesia? O trabalho é limitado ao ato da intervenção cirúrgica?
A anestesia está indicada para inibir a sensibilidade dolorosa em qualquer tipo de cirurgia ou para otimizar a realização de exames, que muitas vezes mesmo sem serem dolorosos, são extremamente desconfortáveis, inclusive para possibilitar que crianças permaneçam imobilizadas.
Na maioria das vezes o trabalho do anestesista se inicia na consulta pré-anestésica ambulatorial e termina após a alta hospitalar do paciente.
Dentre os objetivos que o anestesista estabelece na avaliação pré-anestésica, destaca-se: identificar o paciente, colher os dados pessoais, doenças pré-existentes, cirurgias e anestesias realizadas, uso de drogas lícitas e ilícitas e uma estreita relação médico-paciente, para esclarecer as dúvidas em relação ao ato anestésico e para orientá-lo quanto ao procedimento planejado, de onde nascem a confiança e tranquilidade necessárias para que o paciente chegue ao ato cirúrgico com o máximo conforto possível.
Durante o per-operatório, o anestesista monitoriza as funções do paciente, corrige as alterações metabólicas, minimiza as agressões cirúrgicas, previne infecções, repõe as perdas de sangue e líquidos do organismo, protege o paciente do frio (hipotermia) e do calor excessivo (hipertermia), evita lesões por mau posicionamento na mesa cirúrgica.
Quanto ao pós-operatório, o anestesista participa do controle da dor e de eventuais desconfortos, dentre eles as náuseas, consciência, respiração, hipotensão e arritmias.
4. Qual a formação de um médico especialista em anestesiologia?
A anestesiologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. O anestesista é um médico que após seis anos de graduação passa por especialização de no mínimo três anos em Centros de Ensino e Treinamento (CET/SBA) coordenados e supervisionados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e/ou pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Faça-nos uma visita e venha conhecer o HOSPITAL ALTA COLINA.